terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Queime depois de ler // Burn after Reading

Mila: Olá, querido amigo! Como foi de natal?

Vitor: Fui bem querida amiga! Mas isso não vem ao caso. Vamos ao filme.

Mila: Ficha técnica!

Vitor: Queime Depois De Ler... Já falei sobre ele aqui. Roteiro e direção dos irmãos Coen, Que já fizeram, Fargo e Onde Os Fracos Nao Tem Vez. No elenco, George Clooney, Brad Pitt, Frances McDormand, John Malkovich, Tilda Swinton e Richard Jenkins. Esse lindo cartaz ao lado é uma releitura dos cartazes feitos pelo Saul Bass, que fazia todos os filmes do Hitchcock.

Mila: A história é sobre uma mulher e um homem que trabalha em uma academia de ginástica e acham um CD. Acreditando que este CD pertence a alguém da CIA ou do FBI e que contém informações confidenciais, eles tentam subornar o dono do CD.

Vitor: Na verdade o dono trabalhava na CIA. Eles supuseram que o conteúdo do CD era importante par espionagem. E resolveram tirar um lucro em cima disso.

Mila: Paralelamente, o dono do CD, que é um ex-agente da CIA, foi colocado para fora porque bebia demais e por isso resolveu escrever um livro com tudo o que sabia. Ele, além de tudo, é traído pela mulher. A partir daí, desenrola-se uma série de acontecimentos. Bem, o filme é para ser uma comédia. Eu gostei do filme, mas ainda não decidi se amei ou se apenas gostei.

Vitor: O filme é uma comedia de humor negro. Na verdade eu acho que ele foi desmembrado pelo comportamento explosivo, descontrolado dele (a traição da mulher nem é tão relevante porque ele nunca fica sabendo). O CD vai parar nas mãos do Brad e da Francis, que são completamente atrapalhados. Ela é obcecada com a idéia de fazer plásticas, e ele é um verdadeiro pateta. O George Clooney entra na história como o adultero paranóico que sente necessidade de manter casos com diversas mulheres. Na verdade isso se dá pelas suas paranóias. Ele acaba achando que esta sendo perseguido ou que elas estão tramando algo contra ele.

Mila: Pois é. Eu achei graça em algumas partes, mas em outras eu achei o filme meio parado. Mas vamos combinar que Brad de pateta ficou muito bom!

Vitor: Ele tem ótimo timing cômico. Sempre mostrou isso. Por ele ser galã as pessoas sempre o rotulam. Ele não é um Jack Nicholson, mas é bom ator, sim.

Mila: Concordo! Mas você gostou ou não do filme?

Vitor: Gostei sim. Muito mais do que anterior, que ganhou o Oscar.

Mila: Qual foi o anterior?

Vitor: Onde Os Fracos Não Têm Vez.

Mila: Vixe, esse aí ninguém merece: muito bom; até o final!

Vitor: Eu ate gostei do fim, mas achei parado demais. Monótono. O melhor filme deles pra mim continua sendo Fargo. Esse sim, excepcional. Faz o mesmo estilo de humor negro desse.

Mila: É, esse comentário eu vou ficar devendo!

Vitor: Veja esse. Muito bom. É com a Francis também. Ganhou 2 Oscar em 97. Melhor roteiro e melhor atriz. Perdeu melhor filme para o Paciente Inglês, que eu adoro também, mas muitos acham monótono e longo demais. Eu prefiro Fargo, mas adoro os dois.

Mila: Adorei o Paciente Inglês também. Muito bom! Vale à pena conferir. Já o Fargo eu vou providenciar, pois nunca assisti! Bem, acho que ficamos por aqui.

Vitor: Mais algum comentário de filme, em breve, neste blog bem perto de você!

Nenhum comentário: