segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Um Beijo Roubado // My Blueberry Nights

Mila: Vitor, querido, a quanto tempo!

Vitor: Verdade, querida! Que ventos bons te trouxeram?

Mila: O de sempre, a paixão de escrever (besteira). Ficha técnica primeiro, aliás devemos tornar isso uma regra a partir de agora: ficha técnica primeiro.

Vitor: O filme é do diretor chinês Kar-Wai Wong. Ele já fez vários filmes bastante cultuados. Como eu não gosto de filmes orientais (normalmente por desavenças culturais, ideológicas),só vi um deles, para poder discutir com uma amiga minha, o Happy Together. Não gostei desse. Beijo Roubado é o primeiro filme dele com atores ocidentais e é estrelado pela cantora Norah Jones e pelo Jude Law.

Mila: E também pela Natalie Portman e Rachel Weisz.

Vitor: E o David Stratharn. Agora fale o que você achou. Já faz tanto tempo que eu vi... Até escrevi sobre ele aqui.

Mila: Eu assisti em casa. Daí comecei a assistir em um dia e terminei no outro porque meu querido namorado estava quase dormindo, aí "abortamos a operação". Mas achei legal, nada muuuuito diferente, mas um filme bom de se assistir. Só não espere maiores surpresas dele.

Vitor: O ponto de vista oriental é diferenciado. O romantismo deles é diferente. Eles dão muita importância a gestos, a forma de olhar, se mover, muitas vezes falam mais que palavras. Os orientais são bons de captar esses sinais.

Mila: Bem, eu não consegui captar isso não, só agora que você falou. Achei que fosse apenas um filme contando uma história específca da Lyzzie. Até concordo viu, é que eu ainda não entendo das diferenças entre filmes ocidentais e orientais, americanos e europeus, etc.

Vitor: E no filme, muitas das mensagens são passadas dessa maneira. Nada é muito verbalizado. Tem que se interpretar no comportamento das personagens. Todas elas expõem coisas pelos trejeitos. Quem está acostumado com os filmes orientais, acha que os atores ocidentais não foram muito bons. Não têm as mesmas expressões faciais, a mesma sensibilidade para passar a emoção que o filme propõe. Nem o público daqui está habituado para captar isso.

Mila: Obrigada pelo consolo! Enfim, eu gostei do filme, pelo menos têm algumas histórias paralelas, não é só o casalzinho o tempo inteiro. E você gostou ou não?

Vitor: Gostei sim. Achei sensível e interessante. “You say it best when you say nothing at all”.

Mila: Ow, tem um tempo que não escuto essa música, mas sempre a achei linda. E concordo plenamente com essa frase. E, Como diz o ditado, “um gesto vale mais que mil palavras”. Enfim, o enredo é o seguinte: garota sofre um desilusão quando o namorado a troca por outra. Vai a uma cafeteria, conhece o dono também "chef" e fica amiga dele.

Vitor: Pois é. E aí começam os gestos.

Mila: Ela decide sair da cidade para esquecer o antigo namorado e termina morando em milhares de cidades dos Estados Unidos e para cada lugar que ia mandava cartas para o amigo, Jeremy, contando como estava e como eram as cidades. Ele sempre respondia, mas todas voltavam pois quando chegavam ao destino, Lyzzie já havia mudado de cidade de novo. E o final todo mundo já sabe.

Vitor: Sabe não, porque o final, na verdade, é o começo.

Mila: Sim, sim, mas também não precisa esculhambar.

Vitor: E ficamos por aqui porque já falamos por demais. E vai acabar estragando pra quem não viu.

Nenhum comentário: