quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Vicky Cristina Barcelona

Mila: Hoje fui no cinema ver Marley e EU, mas me deparei com uma fila gigantesca no Iguatemi, então fui pro Sesi, tinha esquecido como era bom comer pipoca com manteiga e sentar em uma poltrona confortável!

Vitor: Eu nunca vi nada no Sesi. Nem sei onde é, pra ser sincero. E viu o que afinal?

Mila: Fui ver o aclamado Vicky Cristina Barcelona. Bem, eu ia ao Sesi desde que ele era o Art Pajuçara! É um cinema menor, mas sempre foi muito aconchegante.

Vitor: Eu nunca fui... Já vi Vicky faz um tempinho. E sinceramente, gostei, mas não tenho muita mais coisa dele em mente. Já falei dele aqui.Woody é sempre acima da média, mas ele já fez coisas bem melhores.

Mila: Então, eu faço as honras: é uma história de 2 amigas que vão passar o verão em Barcelona e lá conhecem um pintor um tanto quanto pitoresco. As 2 ficam envolvidas com ele. Daí pra frente a história se desenrola!

Vitor: Sim. Meio mal desenrolada, mas desenrola. Esse é o tipo de filme que com o passar tempo vai perdendo o encanto. Eu gosto menos do que quando vi e escrevi a minha crítica no meu outro blog.

Mila: Achei o filme muito bom, primeiro porque tem um estilo um pouco diferente de contar a história, segundo porque ele tenta quebrar alguns estereótipos. Além do mais, eu gostei da história! Não é a coisa mais interessante do mundo, mas ela nos prende a atenção!

Vitor: Não achei diferente não. Aquele narrador onisciente é comum nos filmes dele. E explica coisa demais. Coisas que são irrelevantes (tipo, Vicky foi no banheiro e trocou o seu OB), ou então fáceis de serem captadas. E as personagens são engraçadas e tal, mas não tão bem delineadas. A Penélope Cruz que já ganhou vários prêmios por esse filme, sobreatua o tempo inteiro. Nos vendem a imagem de uma mulher sexy, atraente, inteligente e cativante, e quando ela aparece ela é uma louca histérica que dá escândalo a cada 5 minutos. De atraente não tem nada.

Mila: O que você quer dizer com sobreatua?

Vitor: Exagera. Faz mais coisas do que é necessário.

Mila: Bem, ao meu ver, o narrador, que é realmente exagerado nos detalhes, deu um tom cômico e a Penélope também! E falei que a narrativa é um POUCO diferente porque difere da grande maioria dos filmes. E se está em todos os filmes dele, então é uma marca dele. E, por falar em outros filmes, quais os outros filmes que o Woody fez?

Vitor: Mais de 40. Annie Hall (oscar de melhor filme no fim dos anos 70), A Rosa Púrpura do Cairo (o meu favorito), Hannah e Suas Irmãs, Maridos e Esposas, Crimes e Pecados, O Sonho de Cassandra, Match Point, Scoop, Poderosa Afrodite, O Escorpião de Jade, Poucas e Boas. Celebridade, Tiros Na Broadway, Desconstruindo Harry, Manhattan, Melinda Melinda, Sonhos Eróticos de Uma Noite de Verão, Todos Dizem Eu Te Amo, Tudo o que Você Sempre Quis Saber sobre Sexo, Zelig, Igual a Tudo na Vida e muitos outros.

Mila: Daí só assisti O Sonho de Cassandra, Scoop e Match Point!

Vitor: Bom, narração existe em diversos filmes. Nesse estilo eu lembro Menina de Ouro, Pecados Íntimos, além dos próprios filmes dele. Além de Benjamin Button, Forrest Gump, etc. A Penélope dá vida ao filme, porque ele é monótono enquanto ela não aparece. Ela é meio engraçada na tela, mas na vida real, no dia-a-dia, ela seria engraçada? E ela não é o que a história propõe. A mulher arrebatadora e interessante. É só uma descontrolada passional.

Mila: Bem, eu não tive essa ilusão porque quando falam sobre o relacionamento dela com o marido, eu imaginei uma louca mesmo! Quanto à narração, não tem jeito, não concordaremos... Mas provavelmente eu não assitiria o filme de novo porque a história é apenas uma história! Mas acho que vale à pena conferir! Agora me diga porque estavam dizendo que o Woody estava imitando o Almodóvar nesse filme, não é só pela Penélope, é?!

Vitor: É parecido pelas mulheres loucas, os cenários e as músicas de fundo. Além do Javier, que já fez muito filme do Almodóvar. Mas também são características do Woody as chatas neuróticas. Só que nenhuma delas têm tanta vida quanto as de Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos, por exemplo. E o Woody varia. Normalmente quando ele atua, ele faz esses papéis (nesse filme, a Vicky seria ele). O que não deixa de ser ele mesmo dentro das histórias.

Mila: Bem, termine a ficha técnica para que possamos ir dormir!

Vitor: Direção e roteiro, Woody Allen. Elenco: Scarlet Johansson, Rebecca Hall, Javier Barden, Penelope Cruz e Patricia Clarkson.

Um comentário:

ideiassantanianas disse...

Não sei como vc achou "apenas uma história"...

!

_______ !@#!@#$@#% _______
começo meio fim

por que o começo é igual ao fim? elas pareciam querer mudar, tiveram a melhor chance da vida delas para mudar.... mas não mudaram!