quinta-feira, 25 de junho de 2009

O Leitor // The Reader

Vitor: O Leitor foi dirigido pelo Stephen Daldry, que dirigiu apenas 3 filmes: Billy Elliot, As Horas e esse. Foi indicado ao Oscar pelos 3. É também o último projeto dos diretores e produtores Sydney Pollack e Anthony Mighella. Anthony ganhou o Oscar por O Paciente Inglês e fez Cold Mountain e O Talentoso Mr. Ripley. Pollack ganhou o Oscar por Entre Dois Amores e fez Tootsie, A Intérprete, A Firma e Os Fabulosos Baker Boys. Ambos morreram durante as filmagens. Que chato...

Mila: E só quer ser O Exorcista!

Vitor: Nada a ver né...

Mila: Fale-me do elenco!

Vitor: Kate Winslet foi contratada para o papel principal, mas estava filmando Foi Apenas Um Sonho, então Nicole Kidman assumiu e começou a filmar. Nicole engravidou... Então Kate voltou e terminou o filme, já que ela já tinha acabado "Sonho". No elenco estão ainda Ralph Fiennes e David Kross (o mesmo papel do Ralph, quando jovem). David é alemão e teve de decorar as falas em inglês, uma vez que tinha um conhecimento básico da lígua.

Mila: Bem, a história se passa na Alemanha durante a 2ª Guerra Mundial. Apesar da história se passar na Alemanha, a comunicação entre os personagens se dá pelo inglês.

Vitor: É um dos furos do filme, mas isso acontece. Coisas parecidas já fizeram antes com, por exemplo, O Último Imperador, do Bernardo Bertolucci, que se passa na China, e O Beijo da Mulher Aranha, que se passa no Brasil (e com elenco quase todo braisleiro).

Mila: Isso é verdade. Mas o filme é muito bom mesmo. Conta a história de um jovem alemão que se apaixona por uma mulher mais velha.

Vitor: Mas ela desaparece da vida dele da mesma forma que entrou. Anos mais tarde, quando estudava direito. ele a reencontrou sendo julgada por crimes de guerra.

Mila: Isso! Então ele se encontra perdido em seus sentimentos.

Vitor: O filme não tem muito o que comentar não. É uma história bonita, e o bom dela é que ele não a julga em momento algum. A trata como uma pessoa com virtudes e defeitos, independente das suas ações.

Mila: O filme é maravilhoso e rendeu à Kate um Oscar de melhor atriz. O que já é propaganda suficiente para ser assistido!

Vitor: Ela ganhou depois de ser indicada 6 vezes. Ela com certeza é a melhor atriz da sua geração.

Mila: Na verdade, acho que o papel dela em Foi Apenas um Sonho exigiu mais do seu trabalho... Mas ela ganhou o Oscar mesmo assim e tá valendo.

Vitor: Eu também achei melhor. Mas filme sobre holocausto é sempre melhor recebido por Hollywood. Vale lembrar que fora de Israel, os EUA são o país com maior percentual de população judia. E a comunidade judaica é poderosa na indústria cinematográfica e do entretenimento.

Mila: Desse babado eu não sabia! Enfim, hoje concordamos em tudo né! Milagres acontecem...

Nenhum comentário: